5 obstáculos que mais prejudicam a sua carreira de escritor (e como superá-los)

Seguir a carreira de escritor é o sonho de todo autor e autora que deseja ver suas obras ganhando o mundo e tocando a vida das pessoas.

Mais do que o reconhecimento como um escritor renomado, o que a maioria das pessoas que escrevem almeja é fazer a diferença no mundo e inspirar mudanças positivas na sociedade.

Como todas as profissões, a carreira de escritor tem desafios que podem desanimar quem está dando os primeiros passos e até mesmo quem já é veterano na área.

Se você está passando por alguma situação que parece impossível de resolver no momento, quero oferecer minha ajuda com as dicas deste artigo.

A seguir, você vai encontrar uma lista dos obstáculos que mais prejudicam a sua carreira de escritor e minhas orientações para que possa superar estas adversidades. Boa leitura!

Confira os obstáculos que mais prejudicam a carreira de escritor e veja como superá-los

Pouco conhecimento sobre o mercado do livro

Qual é a melhor maneira de publicar meu livro? O que faço para chegar até uma editora? Como posso encontrar um agente literário? O que preciso para que o meu livro seja vendido nas livrarias de todo o país?

Recebo perguntas como estas todos os dias nas minhas redes sociais. São dúvidas válidas e importantes que preocupam especialmente os escritores iniciantes.

Estes questionamentos, porém, mostram como o acesso ao conhecimento sobre o mercado literário ainda é muito limitado mesmo com todo o potencial da internet.

Entender os bastidores do mercado do livro é essencial para que autores iniciantes e até mesmo os experientes possam fazer escolhas assertivas.

Quando o autor não compreende os processos que envolvem a publicação, divulgação e venda de livros, tomar decisões acertadas será praticamente impossível.

Como superar este obstáculo

Para mergulhar de cabeça no mercado do livro, você deve buscar informações diretamente com as melhores fontes: os próprios profissionais da área.

Siga os perfis de editoras e editores, acompanhe os eventos realizados por especialistas e consuma conteúdo de qualidade que esclareça suas dúvidas e ajudem na evolução da sua carreira de escritor.

Falta de autonomia para tomar decisões

Você dificilmente vai tomar boas decisões sobre o financiamento de uma casa ou apartamento se não entender os detalhes que envolvem esta negociação (prazos, juros, condições de pagamento etc.).

O mesmo funciona com o mercado do livro: se você não sabe o que se passa na cabeça dos editores, não conhece as melhores técnicas de divulgação e não investe no seu marketing pessoal, publicar um livro de sucesso será ainda mais complicado.

E aí mora outro perigo: a tendência é que você passe a terceirizar a tomada de decisões importantes que impactam o seu futuro.

Muitos escritores abrem mão da própria autonomia e deixam todas as escolhas para os editores, diagramadores, publicitários. Essa dinâmica pode resultar em situações que não eram bem o que o autor esperava.

Como superar este obstáculo

Para tomar as melhores decisões, você precisa entender pelo menos o básico dos processos editoriais. Assim, você terá mais segurança e se sentirá confortável em direcionar sua carreira de escritor.

Não tenha medo de questionar e fazer sugestões mesmo quando estiver trabalhando com um profissional, afinal, foi você quem deu vida à história que será publicada e divulgada.

Não ter domínio das estratégias de divulgação

Se você não sabe identificar com clareza qual é o seu público-alvo, se tem dificuldade para conversar com os leitores, se não sabe criar conteúdo para as redes sociais, então você dificilmente conseguirá divulgar a sua obra com sucesso.

Para garantir que o seu livro atraia pessoas interessadas e conquiste mais leitores, você precisa dominar as estratégias de Marketing para Escritores e entender como cada uma pode ajudar na divulgação do seu trabalho.

Fazer marketing não deve ser visto como uma superficialidade porque, sem ele, você seguirá como um autor anônimo ou com um circulo muito limitado de admiradores.

Como superar este obstáculo

Para começar, você pode conferir o meu artigo completo sobre Marketing para Escritores em que detalho os principais tipos de marketing e compartilho dicas para que você aplique cada um no seu dia a dia. É só clicar aqui.

Você também pode seguir o meu perfil no Instagram e em outras redes sociais para receber dicas de marketing literário todos os dias na tela do seu celular.

Seguindo estes passos, você já se coloca à frente de boa parte dos escritores que não se preocupam e não têm interesse em conhecer os benefícios do marketing.

Noções básicas ou inexistentes de marketing pessoal

Um escritor que não sabe se vender terá tanto ou menos sucesso do que aquele que não sabe vender a própria obra. Digo isso porque o êxito de um livro está diretamente ligado com a conexão que o autor cria nas pessoas.

O Marketing Pessoal é a ferramenta ideal para mostrar ao mundo quem você realmente é e para conquistar novos leitores, não só pelo que você escreve, mas também por aquilo em que você acredita e defende.

Quando você investe na valorização da sua identidade, se coloca como um autor único com conteúdos que nenhuma outra pessoa pode oferecer. É aí que mora o diferencial entre os escritores comuns e os admiráveis.

Como superar este obstáculo

Você deve buscar a essência da sua originalidade. Identificar os elementos que fazem de você um escritor único é o que futuramente servirá como uma ponte para criar conexões poderosas com a sua audiência.

Reflita sobre a sua história, sua trajetória, suas batalhas… Pense sobre como as pessoas podem se identificar com você e de que maneira você pode servir de inspiração para elas.

Aqui no blog tenho um post em que falo somente sobre Marketing Pessoal para Escritores. Para conferir, clique aqui.

Desvalorizar os investimentos em capacitação

Durante toda a minha jornada no mercado do livro percebi que muitos escritores enfrentam a “maldição do conhecimento”.

Essa “maldição” dá as caras quando o autor julga que chegou em um nível de conhecimento no qual não há mais o que aprender.

Só que este é um engano muito comum, afinal, as demandas e processos do mercado do livro mudam muito rapidamente.

Os gêneros que estão em alta hoje não serão os mesmos de amanhã, as estratégias de divulgação que funcionam hoje provavelmente não serão tão eficazes no futuro.

A atualização constante, por meio de eventos, palestras e cursos, deve ser vista como uma condição quase inata de quem escreve.

Como superar este obstáculo

Para não cair nas armadilhas da “maldição do conhecimento”, tenha a humildade de reconhecer que você não sabe e não conhece tudo e que sempre há espaço para novos aprendizados.

Procure informações sobre as capacitações que podem melhorar suas habilidades, sejam elas oficinas de escrita, cursos de Marketing para Escritores, eventos gratuitos e outras modalidades de ensino e troca de experiências.

Leve a sua carreira de escritor para outro patamar

Neste artigo você conheceu os obstáculos que mais prejudicam a carreira de escritor e entendeu a importância de conhecer o mercado do livro para tomar as melhores decisões e ter ferramentas para divulgar a sua obra.

Que tal continuar investindo no seu desenvolvimento profissional? O curso Escritores Admiráveis é a melhor formação para autores do Brasil.

Do editorial ao marketing, as aulas rápidas e práticas do curso colocarão você em um outro patamar.

Entre para a lista de espera e receba informações sobre a maior formação on-line para escritores do Brasil. Basta clicar aqui.