Autor pseudônimo: entenda as desvantagens

autor pseudônimo - you are enough

Saiba os perigos de ser um autor pseudônimo e de ter vergonha de usar o seu próprio nome

Muitos autores ao lançar sua obra querem mudar o nome, tiram o sobrenome, encurtam o primeiro nome e pensam: “Ah, não quero que ninguém saiba que eu vou publicar esse livro”. Talvez você não tenha refletido sobre as desvantagens para sua carreira ao não utilizar seu nome como escritor. E é sobre isso que abordo nesse post as desvantagens de ser um autor pseudônimo.

Quando chega um autor na agência que tem um pseudônimo é muito difícil trabalhar a imagem dele na imprensa. Como se trabalha um escritor com pseudônimo nas redes sociais?  Não há um rosto para mostrar. A não ser que se tenha uma grande estratégia de marketing, usar um pseudônimo é um perigo.

Como um autor pseudônimo será entrevistado pela imprensa?

Pessoas se conectam com pessoas. Os leitores, ouvintes, telespectadores e internautas estão interessados em histórias. Mas quem é um pseudônimo? Quais são os gostos? Os hobbies? A família?

Na literatura tem alguns nomes de autores que publicaram com pseudônimos:

  • Agatha Christie assinou seis romances de época com o pseudônimo de Mary Westmacott
  • Currer, Ellis e Acton Bell, autores de Poemas (1846), são na verdade Charlotte, Emily e Anne Brontë
  • Stephen King publicou Fúria (1977), A longa marcha (1979), A auto-estrada (1981), O concorrente (1982) e A Maldição do Cigano (1984) como Richard Bachman
  • Daniel Handler lançou treze livros de Desventuras em Série sob o pseudônimo Lemony Snicket
  • Fernando Pessoa;
  • Machado de Assis.

Fonte: Super Interessante

A lista segue nos dias de hoje, a exemplo de Bansky, pseudônimo de um artista pintor de graffiti, pintor de telas, ativista político e diretor de cinema britânico. Divulgamos seu livro para a imprensa com a LC Agência de Comunicação.

Mas sei que que se você é advogada e quer publicar um livro erótico, talvez não queira associar as duas carreiras, ou se é um engenheiro e escreve poesias. São universos diferentes de uma mesma pessoa.

Qual é o seu medo?

Essa é a minha grande pergunta: você tem medo do quê? Quais os motivos te levam para o pseudônimo? São as incertezas de como a sociedade reagirá diante da sua arte? São crenças limitantes auto impostas que você precisa quebrar para ter sucesso.

Aconselho a procurar um profissional de coach para orientar o caminho que você deve seguir com sua carreira. Porque, pela minha experiência, no que se trata de imprensa e resultados de mídia, quando mais você se expor e compartilhar sua história, mais a imprensa vai querer falar sobre você e sua obra.

Já pensou se o seu livro fizer sucesso, como vai aproveitar os cinco minutos da fama?

Posts relacionados

3 Responses

Leave a Reply