Depois de superar o desafio que é escrever uma história única e envolvente, surge um outro dilema na vida do autor: como publicar livros?
Para este questionamento existe mais de uma resposta, afinal, o mercado editorial brasileiro tem muitos profissionais e editoras que podem viabilizar a publicação de livros físicos e digitais.
Conhecer estes modelos fortalece a sua convicção na hora de decidir como você deseja que a sua obra seja publicada.
Neste artigo, listarei os principais caminhos da publicação de obras literárias para que você avalie as opções disponíveis e faça as melhores escolhas. Boa leitura!
Como publicar livros com editoras tradicionais
O caminho tradicional de publicação é aquele que tem as grandes editoras como destaque.
Neste modelo, os livros são editados, impressos e distribuídos sem que o autor tenha que investir dinheiro do próprio bolso.
O escritor atua como um “contratado” da casa editorial e recebe uma porcentagem de tudo o que for arrecadado com a venda do livro.
Este é um dos caminhos mais desejados pelos autores, mas também um dos que mais exige preparação e comprometimento.
Entenda o seu livro como produto
As editoras tradicionais estão em busca de obras com apelo comercial, ou seja, que serão atrativas para o público e venderão bem.
Este é um ponto crucial que muitos autores deixam de lado, especialmente quando se negam a enxergar o próprio livro como um produto.
A editora vai arcar com todos os custos que envolvem o processo de publicação, então é perfeitamente compreensível que ela invista em obras com perspectiva de um retorno financeiro positivo.
Ao entender esta lógica, você conseguirá se preparar e construir argumentos para mostrar que a sua história tem potencial de venda.
Como encontrar editoras tradicionais
Você encontra as editoras tradicionais no Brasil pesquisando na internet e buscando referências de outros autores e até mesmo de outras obras.
Você também pode procurar por editoras associadas à Câmara Brasileira do Livro clicando aqui.
Nesta busca é importante que você considere alguns critérios para ganhar tempo e evitar frustrações:
- Filtre as editoras que trabalham com a mesma linha editorial da sua obra;
- Pesquise os livros mais recentes no seu gênero literário publicados pela editora desejada;
- Encontre o contato certo para encaminhar a sua proposta, seja o editor ou outro profissional da empresa.
Como oferecer o seu livro para editoras tradicionais
Existem diversos meios de chamar a atenção de uma editora tradicional, mas dois deles costumam render os melhores resultados: enviando o seu book proposal ou contando com a indicação de um agente literário.
O book proposal funciona como o “currículo” do seu livro, pois nele, além de falar sobre sua história, você listará os pontos fortes e os destaques da obra.
É neste documento que você apresentará o seu projeto e convencerá a editora que vale investir nesta ideia.
Já a figura do agente literário é muito respeitada pelas editoras tradicionais e as indicações vindas destes profissionais costumam ser bem aceitas.
Há diversas agências literárias no Brasil, as mais conhecidas são: Increasy, Authoria, Agência Riff, Oasys Cultural, Villas-Boas & Moss, Magh e MTS – Agência de autores.
O caminho para conquistar um agente literário também passa pelo envio de um book proposal para apresentar a sua obra e mostrar o potencial dela.
No meu site você encontra um artigo completo com dicas preciosas para construir o seu book proposal. Para conferir a publicação, basta clicar aqui.
Busque destaque como autor iniciante
Ao contrário do que se costuma crer, as editoras tradicionais e agentes literários são receptivos com os autores iniciantes, até mesmo aqueles que nunca publicaram.
O que eles procuram, porém, são escritores que já contam com uma audiência formada e que entendam pelo menos o básico das estratégias de marketing para a divulgação de livros.
Por isso, é essencial que você aprenda a conquistar o seu leitor antes mesmo de publicar. Este público fidelizado pode ser o grande diferencial que as editoras procuram neste momento.
Como publicar livros de forma independente
Além da publicação a partir das editoras tradicionais, os escritores brasileiros também contam com outros modelos de impressão e distribuição de obras literárias no país.
Nestes formatos, o autor assume responsabilidade (e controle) sobre uma ou mais etapas, por exemplo, a escolha da capa, revisão do texto etc.
Caso seja um autor independente, você pode contar com os serviços de profissionais qualificados (capistas, diagramadores, revisores etc.) que ajudarão a elevar a qualidade da sua obra.
Amazon KDP
O Kindle Direct Publishing (KDP) é o serviço gratuito de autopublicação da Amazon que permite alcançar milhares de leitores do mundo todo.
No KDP, você sobe a sua obra como eBook e a torna disponível para download. Toda vez que alguém compra o seu livro, você recebe uma parte deste valor.
Segundo a Amazon, você pode ganhar até 70% de royalties sobre as vendas diretas e receber valores extras se for cadastrado no KDP Select, que oferece a KOLL, a Biblioteca de Empréstimo dos Proprietários Kindle.
Para publicar o seu livro pelo KDP, ele precisa estar finalizado, ou seja, com a história concluída.
A própria Amazon dispõe de ferramentas para que você diagrame e prepare o seu manuscrito para publicação.
Para que o seu livro seja bem rankeado e tenha mais chances de se tornar conhecido pelo público, cuide com o preenchimento de informações e metadados de campos como a ficha técnica e a sinopse.
Também é um diferencial ter avaliações sobre a sua obra, por isso, incentive os compradores a publicarem um feedback após lerem.
Saiba mais sobre o Amazon KDP aqui.
Wattpad
O Wattpad é uma plataforma híbrida que funciona como rede social e como meio de publicação. Nele, o autor pode publicar o seu livro de forma gratuita e ainda interagir com os leitores.
A publicação da obra na rede social é o caminho que muitos autores iniciantes costumam trilhar, especialmente quando ainda estão construindo uma audiência.
Camila Moreira, Mila Wander, Rô Mierling e Anna Todd são algumas das autoras de sucesso que começaram suas carreiras no Wattpad.
Para publicar na plataforma, o autor não precisa ter a obra finalizada e pode liberar o conteúdo como desejar, seja em formato de trechos ou de capítulos inteiros.
Vale ressaltar que o Wattpad não permite a comercialização de livros e você não recebe pelo que publica na rede.
Boa parte dos escritores usa a plataforma para divulgar a obra e “testar” enredos e desenvolvimentos nas histórias que escrevem.
Se você quer entender as vantagens de publicar seu livro no Wattpad antes de lançar da Amazon, leia este artigo que escrevi sobre o tema.
Editoras de autopublicação
As editoras de autopublicação são empresas especializadas na publicação de livros para autores independentes. Elas são prestadoras de serviços e podem ser contratadas para atuar em diferentes frentes.
Neste formato, o escritor paga para ter a sua obra publicada e recebe o livro impresso ou digital para distribuir como quiser.
Além da impressão, é comum que as editoras de autopublicação ofereçam serviços que atendam as necessidades dos escritores como o design de capas, a diagramação das páginas, a revisão do texto, entre outros.
Algumas editoras de autopublicação também adotam a coparticipação e recebem uma parte dos lucros da comercialização do livro.
Ao escolher o caminho da autopublicação, busque referências e converse com outros autores que já publicaram com a editora.
Também é importante que você tenha conhecimento suficiente sobre os processos editoriais para tomar as melhores decisões em benefício do seu trabalho.
Impressão direta em gráficas
Os escritores também contam com a possibilidade de encontrar uma gráfica de confiança para realizar a impressão direta do livro, sem o intermédio de uma editora tradicional ou de autopublicação.
Neste formato, porém, o livro precisa estar finalizado e preparado para a impressão: diagramado, com capa e todos os elementos necessários.
O autor pode escolher este modelo de publicação para reduzir burocracias, mas não é indicado caso ele seja leigo em conhecimentos de editoração ou não conte com uma equipe de profissionais qualificados.
Entender os tipos de cortes, qualidade do papel e métodos de impressão são requisitos indispensáveis para quem pretende trabalhar diretamente com uma gráfica.
Como publicar livros com financiamento coletivo
A publicação de um livro pode gerar muitos custos e este é um dos maiores empecilhos para que mais autores decidam tirar suas histórias da gaveta.
O financiamento coletivo é a alternativa mais indicada para superar este obstáculo e viabilizar a publicação de uma obra.
O termo pode parecer novo, mas o conceito do financiamento coletivo já é bem conhecido: funciona como uma espécie de “vaquinha”, onde as pessoas contribuem com valores para a conquista de um ou mais objetivos.
O grande diferencial no caso das “vaquinhas” para a publicação de livros está no relacionamento com os leitores e nos presentes ou brindes oferecidos em troca das doações.
Para uma boa campanha de financiamento coletivo, você deve ter contabilizado todos os custos envolvidos no processo de edição e publicação para saber quanto dinheiro precisa levantar.
As melhores “vaquinhas” são aquelas com uma boa causa e um produto que engaje e motive os participantes.
Investir em uma boa capa e em recompensas atrativas também fazem a diferença na arrecadação para a execução do projeto.
As plataformas mais utilizadas pelo mercado do livro são Catarse, Kikante e Benfeitoria. Conheça os detalhes de cada uma e escolha aquela que melhor se encaixa no seu objetivo.
Preparativos essenciais antes de publicar
Como você percebeu ao longo deste artigo, apenas ter a sua história concluída pode não ser motivo suficiente para que uma editora tradicional escolha publicar o seu livro.
E mesmo pagando para que uma editora de autopublicação imprima a sua obra, não existem garantias de que você conseguirá vender todos os exemplares e não ficará com caixas de livros abandonadas em casa.
Antes de publicar, você precisa fortalecer a sua autoridade como autor e criar conexão com o seu público para formar uma base sólida de leitores.
As ferramentas e estratégias de marketing para escritores são indispensáveis para trilhar o caminho de sucesso dos best-sellers.
Investir em capacitação é o primeiro passo para conquistar as habilidades essenciais que vão garantir que o seu livro terá audiência e pessoas dispostas a investir nele.
Escreva e publique sua obra de maneira descomplicada
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O curso Escritores Publicados é para você que:
- Sonha em ter um livro publicado;
- Deseja investir de maneira consciente;
- Tem uma história única para contar;
- Deseja mudar o mundo com suas palavras;
- Não conhece os processos editoriais;
- Tem vontade de saber como estruturar a sua obra;
- Está buscando mais autoridade com um livro;
- Vai avaliar prestadores de serviços (editoras, capistas, revisores…);
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