Marketing para Escritores: o que é, como fazer, melhores benefícios e maiores mitos

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Ser autor de livros no Brasil não é tarefa fácil, mas o Marketing para Escritores é a ferramenta ideal para quem deseja ganhar relevância no mercado literário e conquistar a admiração dos leitores.

Se este é o seu sonho, então você precisa adotar as estratégias certas para divulgar o seu trabalho, esteja ele publicado ou não, e fortalecer a sua marca e o seu nome entre os escritores de sucesso.

Para mostrar como fazer, apresentar os melhores benefícios e desmentir os maiores mitos deste tema, preparei este artigo completo para que você aprenda tudo sobre Marketing para Escritores. Confira!

O que é Marketing para Escritores

Marketing para Escritores é um conjunto de estratégias para atrair leitores e fortalecer a sua marca por meio de diferentes frentes.

Estas estratégias podem ser realizadas on-line e off-line e têm o objetivo de despertar nas pessoas o interesse em consumir o que você escreve.

O Marketing para Escritores pode ser aplicado de muitas maneiras e tem o potencial de projetar autores ao patamar de best-sellers quando bem executado.

Benefícios do Marketing para Escritores

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As estratégias de Marketing para Escritores são essenciais para que você divulgue o seu trabalho e encontre pessoas interessadas em ler o que você tem para dizer.

Além disso, o Marketing para Escritores também é importante para:

  • Engajar os seus leitores de maneira efetiva;
  • Construir e manter a sua reputação;
  • Fortalecer o seu relacionamento com os leitores;
  • Servir como canal de comunicação para informar o público;
  • Ajudar no crescimento das suas vendas de livros;
  • Facilitar a geração de insights e percepções;
  • Manter você sempre relevante para os leitores;
  • Criar novas maneiras de monetizar o seu talento;
  • Fornecer dados úteis para a tomada de decisões certeiras.

Quando fazer Marketing para Escritores

O Marketing para Escritores pode ser colocado em prática em qualquer momento da sua carreira como uma pessoa que escreve.

Mesmo os autores que ainda estão procurando uma editora ou aqueles que nem começaram a escrever já podem adotar estratégias de marketing com o objetivo de formar um público de leitores.

Os autores que já publicaram se beneficiam das estratégias de Marketing para Escritores divulgando seus livros para a imprensa e o público, fortalecendo suas marcas e rentabilizando suas obras.

Veja quando você pode investir em Marketing para Escritores:

  • Antes de publicar um livro para formar público e construir sua marca;
  • Durante a publicação do livro para atrair o interesse dos leitores;
  • Depois de publicar o livro para fortalecer seu nome e sua reputação;
  • Ao escrever um novo livro para criar expectativa no seu público.

O Marketing para Escritores é um divisor de águas entre os autores que vendem e aqueles com dezenas de caixas de livros empilhadas em casa.

Ele só não será efetivo se você não tem interesse em encontrar pessoas dispostas a comprar o seu livro, mas se você está lendo este artigo, tenho certeza que este não é o seu caso!

Estratégia de Marketing para Escritores

Seguir uma estratégia de Marketing para Escritores facilita a execução das ações de divulgação do seu livro e até da sua própria figura com o marketing pessoal, que falaremos logo mais neste artigo.

A estratégia de Marketing para Escritores pode ser dividida em alguns pilares:

  • Planejamento: nesta primeira etapa, você vai definir quais serão as tarefas executadas e também vai direcionar as atividades para os responsáveis por executá-las;
  • Definição da persona: aqui você vai desenhar o seu “leitor ideal”, aquele para o qual você escreve e com certeza compraria o seu livro;
  • Produção de conteúdo: este é o momento de criar conteúdos relevantes para o público que você deseja atrair e engajar;
  • Distribuição: pensar no formato de distribuição do conteúdo é importante para que a sua mensagem chegue até a sua persona no lugar e no momento certo;
  • Análise de resultados: é hora de avaliar o desempenho do conteúdo que você criou para levantar insights que serão úteis para as suas próximas decisões.

Note que as definições de cada pilar são bem abrangentes e você pode adaptar cada etapa conforme as ações que for executar para a divulgação do livro que você escreveu.

Como fazer Marketing para Escritores

Para colocar o Marketing para Escritores em prática você felizmente conta com um número incrível de formatos e modelos extensamente testados e aprovados em outros mercados.

Vale dizer, claro, que é essencial fazer adaptações para alinhar as características de cada estratégia de marketing com o seu objetivo que pode ser atrair mais leitores, vender mais livros, fortalecer a sua marca pessoal e tantos outros.

Confira abaixo a lista com os principais tipos de marketing e as minhas dicas para que você aplique cada um deles no seu dia a dia como uma pessoa que escreve.

Tipos de Marketing para Escritores

Marketing Digital

O Marketing Digital para Escritores engloba ações que acontecem pela internet. Este é um modelo muito completo e com inúmeras variáveis e aplicações.

Você pode aplicar estratégias de Marketing Digital no seu Instagram, Facebook, Google, LinkedIn, Tik Tok, nos e-mails, mensagens via WhatsApp e em praticamente todos os ambientes digitais.

Só não ache que apenas criar conteúdo para as redes sociais já é marketing digital… o trabalho pode até começar aí, mas ele vai muito além de um post.

Dicas de como fazer Marketing Digital para Escritores:

  • Invista em anúncios para gerar tráfego;
  • Publique conteúdo nas redes sociais;
  • Produza vídeos sobre o tema do seu livro;
  • Crie uma comunidade de leitores;
  • Atualize um blog pessoal ou site.

Marketing Tradicional

O Marketing Tradicional para Escritores pode ser feito nas mídias consideradas off-line. Este é o caso de outdoors, rádios, TVs, revistas e jornais.

Você pode conquistar espaço nestes veículos tradicionais por meio de uma assessoria de imprensa ou investindo em anúncios pagos.

Dicas de como fazer Marketing Tradicional para Escritores:

  • Atue com uma assessoria de imprensa para conseguir acesso facilitado;
  • Escreva artigos ou matérias relevantes para o veículo desejado;
  • Se disponibilize como fonte de informação sobre assuntos que você domina;
  • Entre para listas de livros e autores de um gênero ou tema;
  • Invista em anúncios pagos divulgando o seu livro.

Marketing Direto

Nesta modalidade de Marketing para Escritores, você faz a comunicação direta com os seus leitores. Esta estratégia é interessante para gerar a sensação de exclusividade quando você se comunica com eles.

Nesta comunicação direta você tem mais oportunidades para estreitar laços e converter aqueles que estão apenas interessados em leitores que compram as suas obras.

O que pode dificultar a execução de ações de marketing direto é o volume de pessoas com as quais você se comunica. Falar diretamente com 20 pessoas é bem mais simples do que falar com 200, não é?

Dicas de como fazer Marketing Direto para Escritores:

  • Responda mensagens em inbox ou na DM;
  • Chame os leitores pelo nome;
  • Tente pessoalizar a comunicação;
  • Entenda quais são os desejos da sua persona.

Marketing de Relacionamento

Fazer Marketing de Relacionamento para Escritores exige comprometimento, pois o objetivo é criar, nutrir e fortalecer a relação entre você e os leitores.

Para ter resultados com esse tipo de marketing é preciso caprichar nas ações antes, durante e depois da venda.

É com este tipo de estratégia que o seu leitor se torna o seu maior defensor e o grande promotor da sua marca e do seu trabalho.

Dicas de como fazer Marketing de Relacionamento para Escritores:

  • Crie um programa de fidelidade;
  • Organize grupos ou comunidades com leitores;
  • Disponibilize brindes para o seu público;
  • Envie e-mails de agradecimento quando as pessoas compram o seu livro.

Marketing de Guerrilha

Esta estratégia de marketing para escritores adota o conceito de “mínimo investimento com o máximo de resultado“. Funciona quase como um “boca a boa” ou “porta em porta”.

 

 

O objetivo do Marketing de Guerrilha para Escritores é alcançar o maior número possível de pessoas com quase ou nada de verba.

É um tipo de marketing bastante agressivo que pode até se beneficiar de polêmicas e controvérsias.

Dicas de como fazer Marketing de Guerrilha para Escritores:

  • Faça panfletagem do seu livro;
  • Peça que amigos e familiares avaliem seu livro na Amazon;
  • Publique conteúdos se colocando como o melhor do seu gênero/nicho;
  • Aponte o seu livro como melhor do que o da concorrência.

Marketing Verde

Você pode alinhar a divulgação do seu livro com práticas sustentáveis para fazer o que chamamos de Marketing Verde para Escritores.

Ao adotar esta estratégia, você se posiciona como uma pessoa que defende o meio ambiente e que possui uma consciência ambiental elevada.

O grande diferencial deste tipo de Marketing para Escritores é promover ações e debates que contribuam para uma mudança positiva no mundo.

Dicas de como fazer Marketing Verde para Escritores:

  • Escreva livros relacionados à natureza e sustentabilidade;
  • Opte por materiais de impressão com menor impacto ambiental;
  • Incentive o download de e-Books para reduzir as impressões em papel;
  • Colabore com projetos focados na proteção dos recursos naturais.

Marketing Pessoal

Você pode adotar o Marketing Pessoal para fortalecer o seu nome e a sua marca como referência no mercado do livro.

Este tipo de Marketing para Escritores está ligado diretamente à sua imagem e reputação. Aqui o mais importante é o que as outras pessoas pensam e falam sobre o seu trabalho.

 

 

Trabalhando o seu Marketing Pessoal, você se diferencia da concorrência e potencializa a sua carreira, abrindo as portas para grandes oportunidades.

Dicas de como fazer Marketing Pessoal para Escritores:

  • Valorize a sua imagem pessoal cuidando da aparência;
  • Participe de debates importantes para a sua área;
  • Seja uma pessoa que aponta tendências e novidades;
  • Faça parcerias e tenha um bom networking.

Marketing Social

Você defende alguma causa social? O seu livro fala de problemas sociais que precisam de solução? Então você pode se beneficial do Marketing Social para Escritores.

Esta estratégia funciona de forma semelhante ao Marketing Verde, mas aqui os escritores se posicionam como agentes de diálogo ou de ativismo para causas como o machismo, racismo, homofobia, maus-tratos aos animais, defesa da pessoa idosa e tantas outras.

Vale reforçar que ao adotar este tipo de Marketing para Escritores você precisa ter coerência entre o seu discurso e suas ações. O público vai cobrar caso você fale uma coisa e faça outra.

Dicas de como fazer Marketing Social para Escritores:

  • Escreva livros que falam de causas sociais;
  • Participe de movimentos e grupos de lutas socias;
  • Conheça as dificuldades enfrentadas pelo grupo que você defende;
  • Contribua para o debate do assunto entre o seu público de leitores.

Marketing de Conteúdo

Fazer Marketing de Conteúdo é praticamente indispensável se você deseja fortalecer a sua presença digital para atrair novos leitores.

O grande trunfo deste tipo de Marketing para Escritores é entregar para a persona um conteúdo de valor que será útil para solucionar uma dúvida ou problema.

Sempre que você criar um conteúdo, independente da rede social ou da plataforma escolhida, reflita: como esta publicação vai ajudar os meus leitores?

Dicas de como fazer Marketing de Conteúdo para Escritores:

  • Publique posts em um blog pessoal sobre temas relacionados ao seu livro;
  • Crie publicações que esclareçam as dúvidas dos leitores sobre determinado assunto;
  • Produza e-Books, vídeos ou palestras on-line com conteúdos transformadores;
  • Siga as etapas da Mandala Criativa dos Escritores.

Marketing Viral

Viralizar é um termo muito utilizado nos ambientes digitais para falar de conteúdos que se popularizam rapidamente na internet.

Os memes são os exemplos mais comuns de conteúdos virais, mas outros nichos, inclusive os escritores, podem se beneficiar deste tipo de marketing.

Para viralizar na internet, você precisa estar sempre atento às tendências e ter uma boa dose de criatividade para relacionar os assuntos mais comentados do momento aos conteúdos que se relacionam com o seu livro.

Dicas de como fazer Marketing Vira para Escritores:

  • Acompanhe os Trending Topics do Twitter;
  • Fique de olho nas notícias em alta do Google Trends;
  • Confira os vídeos mais populares do YouTube e Tik Tok;
  • Faça bom uso das hashtags e dos termos de buscas.

Desafios do Marketing para Escritores

Eu não estaria sendo sincera com você se dissesse que fazer Marketing para Escritores é moleza. Como tudo na vida, a divulgação do seu livro e da sua marca exige dedicação e comprometimento.

 

 

Posso garantir, porém, que as coisas boas que você vai colher superam qualquer dificuldade que você possa encontrar na hora de colocar as suas estratégias de marketing em prática.

Confira os maiores desafios que os autores podem encontrar ao adotar estratégias de marketing:

  • Sair da mesmice e criar conteúdos diferenciados;
  • Antecipar o comportamento do leitor;
  • Transmitir a mensagem correta sem mal-entendidos;
  • Prever os próximos passos do mercado do livro;
  • Conquistar mais seguidores qualificados (aqueles que compram o seu livro);
  • Adaptar-se às mudanças digitais que surgem todos os dias.

Maiores mitos do Marketing para Escritores

O universo digital é cercado por muitos mitos e você pode conferir aqui em baixo quais são as maiores mentiras sobre o Marketing para Escritores que costumam circular por aí.

“É impossível de colocar em prática”

O Marketing para Escritores não é um bicho de sete cabeças. Ele é uma ferramenta para que você conquiste os seus objetivos.

Quando você passa a enxergar a função das estratégias de marketing deixa de lado os medos e ansiedades para tomar as rédeas da situação e transformar de vez a sua carreira.

“É para quem tem dinheiro”

Uma das maiores qualidades da internet é a infinidade de ferramentas gratuitas disponíveis para as tarefas que toda pessoa que deseja divulgar um negócio precisa.

 

 

Investimentos na forma de anúncios são sempre bem-vindos, mas você pode conquistar resultados extraordinários apostando apenas em tráfego orgânico.

“É para quem já publicou livro”

Este é um dos maiores equívocos do mercado do livro, pois o Marketing para Escritores não só pode como deve ser aplicado em qualquer momento da carreira de quem escreve.

Autores com ou sem livro publicado se beneficiam das estratégias de marketing para criar uma base de leitores, converter acessos em vendas e fortalecer suas presenças na internet.

“É para autores que já fazem sucesso”

Pelo contrário, autores que fazem sucesso já possuem um público fiel e interessado em consumir o que eles podem oferecer.

Autores que estão começando na carreira e aqueles que desejam expandir seus horizontes são os que mais têm a ganhar com o Marketing para Escritores.

“É para bonito e não traz resultados”

Quando bem feito, o Marketing para Escritores traz resultados concretos. Tudo depende da estratégia que você adotar e do retorno esperado para determinada ação.

Acontece muito dos autores publicarem alguns posts nas redes e se frustrarem por não terem conseguido mais curtidas ou seguidores…

Como você viu neste artigo, fazer marketing vai muito além do que apenas postar uma foto.

Supere obstáculos com o Marketing para Escritores

Agora que você sabe o que é, aprendeu as principais estratégias, entendeu os benefícios e desvendou os maiores mitos do Marketing para Escritores, está na hora de dar o próximo passo!

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